No arquipélago, é fácil perceber que os japoneses fazem da leitura um hábito diário. Nas escolas, nas clínicas, nos parques e até mesmo em pé nos trens, sempre encontramos alguém com um livro na mão. São inúmeras livrarias e sebos espalhados pelas ruas. Algumas lojas permitem que o leitor folheem as páginas de livros e revistas. Uma pequena prévia daquilo que vai levar para a casa.
O que me chama a atenção é que eles costumam usar uma capinha discreta para esconder a capa do livro, como se o título fosse privativo. Curiosa, já tentei uma invasão de privacidade, mas, logo desisti ao lembrar que não saberia ler o título no idioma local.
Tenho amigos que confessam nunca terem lido um livro até o fim e outros que sequer passaram do prefácio. Todavia, também conheço gente que já leram muito no passado, mas, por causa da dura rotina nas fábricas do Japão se esqueceram desse lazer.
Enfim, a pergunta é: como você pode manter-se atualizado e investir no seu conhecimento cultural sem gastar muito e ainda vencer as dificuldades pessoais que lhe impedem de desfrutar do prazer da leitura? Anote sete dicas que sempre me ajudam no processo:
- Leia temas de seu interesse - para aumentar o seu prazer pela leitura e depois vá aos poucos se aventurando por outras categorias que menos lhe chamam a atenção.
- Leia vários livros ao mesmo tempo - isso ajuda a não se sentir entediado com a leitura. Quando um livro chega num capítulo chato, você pode buscar páginas mais emocionantes em outro, mas nunca deixe de terminar a leitura completamente.
- Repita quantas vezes for preciso - Se não entender, esquecer, dormir ou a mente divagar, volte quantas vezes for preciso no início do capítulo.
- Determine um tempo para terminar a leitura de um livro - por exemplo, um mês ou quatro, mas nunca deixe para o ano seguinte. Isso ajuda na disciplina de leitura constante.
- Leia em várias mídias - hoje tem os e-books, revistas e jornais na internet ou impressos. Essa diversidade vence a monotonia.
- Leia em vários lugares - carregue um livro sempre consigo, como fazem os japoneses, e aproveite os momentos de descanso para viajar nas histórias. Vai mantê-lo motivado e ainda relaxar a sua mente.
- Abuse de bibliotecas, garimpe em sebos, empreste dos amigos ou recorra a internet para driblar os custos com livros. Sugiro um site do governo brasileiro que disponibiliza conteúdo gratuito de obras de domínio público, além de estudos, pesquisas e outros, numa grande biblioteca virtual. Saiba mais
0 comentários:
Postar um comentário
Comentar