A soja é um alimento funcional, que fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para saúde. Rica em proteínas, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados que têm ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Essa leguminosa é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, podendo com certeza, suprir as deficiências energéticas de qualquer criança subnutrida e acabar com a fome.
Outra descoberta na área da saúde, mostra que a soja tem uma poderosa fonte de ácidos graxos essenciais que aliados às isoflavonas, atuam de maneira protetora sobre a camada interna que recobre as artérias, prevenindo a arteriosclerose e a trombose, que são processos de obstrução das artérias. A ingestão diária de 25g de proteína da soja também reduz acentuadamente o colesterol total num período de, aproximadamente, três semanas. Essa quantidade de proteínas da soja pode reduzir em até 30% os níveis do chamado "mau" colesterol (LDL), ao mesmo tempo em que ocorre um estímulo para a produção do "bom" colesterol (HDL).
Mas, isso não é tudo. Além de ser um excelente alimento, o grão da soja dá origem a produtos e subprodutos utilizados atualmente pela agroindústria e indústria química. Da proteína de soja resultam produtos comestíveis - ingredientes de padaria, massas, produtos de carne, cereais, misturas preparadas, bebidas, alimentação para bebês e alimentos dietéticos. É utilizada também pela indústria de adesivos e nutrientes, alimentação animal, adubos, formulador de espumas, fabricação de fibra, revestimento e outros.
Aprenda e experimente o leite de soja que é ingrediente básico para muitos pratos sofisticados. Você pode aproveitar em receitas especiais de sobremesas à base de soja, para nutrir e deliciar toda a família.
Extrato de soja (ou leite de soja)
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos e sem lavar
- 4,5 litros de água
- 1 colher (chá) de sal
- 6 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
- Ferver um litro e meio de água.
- Colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura.
- Escorrer a água e lavar os grãos em água corrente.
- Colocar o restante da água (3 litros) para ferver, cozinhar os grãos por cinco minutos. Não descartar a água.
- Quando estiver morno, bater os grãos e a água no liquidificador por três minutos.
- Cozinhar a massa obtida em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama após a fervura, mexendo sempre.
- Quando estiver morno, coar em pano de algodão limpo e espremer bem, com o auxílio das mãos, através do pano.
- O líquido filtrado é o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resíduo ou "okara".
- Levar o extrato novamente ao fogo e ferver por dois minutos.
- Adicionar o açúcar e o sal ao extrato.
Para obter sabores diferentes basta acrescentar chocolate em pó, canela, baunilha, etc.
fonte: Embrapa

0 comentários:
Postar um comentário
Comentar