Click Lady

Um pouco de tudo, pedaço do mundo. Canal da mulher que sabe o que quer.

  • Início

maio 03, 2011

Brasil é um dos países que mais gastam com beleza.

Gente, parece incrível, mas é verdade, a Avon brasileira é a número um do mundo superando a matriz americana. Veja matéria publicada pela Isto É Dinheiro que mostra o Brasil como um dos países que mais gastam com beleza. 

___

Que beleza!
O Brasil já é um dos países que mais gastam com produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, serviços de spas e de cirurgias plásticas. No total, o chamado mercado da vaidade já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano

Toda mulher pode ser bonita. Bastam 15 minutos diários e US$ 5 ao ano em creme facial.” A afirmação, creditada à pioneira da indústria da beleza Helena Rubinstein, em 1902, necessita de uma série de adaptações mais de 100 anos depois. Os US$ 5 anuais se transformaram em muito mais dinheiro – em 2009, por exemplo, o consumo per capita dos brasileiros com produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos chegou a US$ 146,6, segundo a empresa de pesquisas britânica Euromonitor. A expectativa é de que, até 2013, atinja US$ 178.

Já os 15 minutos diários dedicados à beleza se transformaram em muito mais tempo. Afinal, a preocupação vai além dos cremes de rosto. Horas e horas são dedicadas à aplicação de produtos de beleza, às visitas às academias de ginásticas, salões de beleza, clínicas e spas.
E isso não é uma exclusividade das mulheres. Cada vez mais homens, jovens e até mesmo crianças consomem produtos e tratamentos estéticos. “Há dez anos, eu praticamente não tinha clientes homens”, afirma o cirurgião plástico Alexandre Senra. “Hoje, eles representam quase 30% do meu público e muitos são executivos de bancos.” Tanto que o mercado brasileiro de produtos e serviços de beleza já movimenta mais de R$ 50 bilhões anualmente.

Com isso, o Brasil alçou-se ao posto de terceiro maior mercado global de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, tendo comprado R$ 27,5 bilhões em 2010. Está atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. O País é, ainda, o vice-campeão mundial em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras, cerca de 1,9 mil por dia. Os americanos, líderes nessa área, realizam o dobro.

As explicações para que o brasileiro consuma tantos produtos de higiene são sociológicas. “O clima tropical e a herança indígena justificam o fato de tomarmos mais de um banho por dia”, afirma José Vicente Marino, vice-presidente de negócios da fabricante de cosméticos Natura. Outra razão está na história recente, como a ampliação, desde a década de 1990, do papel da mulher na sociedade e o forte crescimento econômico dos últimos anos. O mercado vem crescendo por volta de 10%, em média, por ano, desde 2007.

As operações locais da Avon conseguiram o feito de ultrapassar em vendas a matriz americana, tornando-se a número 1 do grupo no mundo. Entre 2006 e 2010, as vendas da Avon aumentaram 70% no Brasil, superando a casa do US$ 1,5 bilhão. No segundo semestre do ano passado, a companhia enfrentou escassez de produtos, pois a demanda chegou a ser três vezes superior à sua média histórica.

Continue lendo aqui

fonte: IstoÉ Dinheiro por Carlos Eduardo Valim

| | Marcadores: Avon, Beleza, Comportamento, Cosméticos, Economia, Estética, Finanças, Mulher, Negócios |
Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Comentar

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Pesquisar

Top 3

  • O retrato da sua pele de acordo com a sua idade
    A cada faixa etária, a pele precisa de cuidados diferenciados e uma linha de cosméticos que atenda a necessidade de cada idade. Sabendo di...
  • Pão de queijo quentinho ... huuumm!!
    Eu sou amante de queijo. Tudo que vai queijo eu não dispenso. Tem algumas tentações que eu resolvi aprender e deu muito certo. Todo dia t...
  • Batom com ouro 24k
    O novo batom da Avon vai fazer você brilhar ainda mais. Um batom feito exclusivamente com partículas de ouro 24k em lindas cores  . O lançam...

Temas

Acessórios Alimentos Beleza Celebridades Comportamento Cosméticos Cozinha Crianças Decoração Dieta Estilo Família Maquiagem Moda Mulher Mundo sustentável Qualidade de vida Receitas Rejuvenescimento Saúde Tecnologia Trabalho Vida Profissional Vida moderna
 

©2009-2013 ·TNB

Top